Páginas

Professores


VASCO GOUVEIA
FLAUTA


Concluiu a primeira etapa dos seus estudos musicais em 1988 na Fundação Musical dos Amigos da Criança em Lisboa, data após a qual uma bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian lhe permitiu prosseguir os estudos em Londres na Guildhall School of Music and Drama com a professora Averil Williams.

Em 1993, a atribuição de uma bolsa de Estudos Fulbright levou-o à Universidade de Boston, nos Estados Unidos, onde se diplomou com o Mestrado em Interpretação - Flauta, dois anos mais tarde.

Durante a sua estadia em Boston Vasco Gouveia recebeu vários prémios, como o “Director’s Award”, “Wood’s  Arts Prize” e a distinção artística da Sociedade Phi Kappa & Lambda.

Como concertista e recitalista, tem-se apresentado por toda a geografia portuguesa, bem como em vários países como Espanha, França, Inglaterra, Itália, Bélgica, Alemanha, Suécia e EUA.



JAVIER BONET
TROMPA




Nascido em 1965, começou os estudos musicais com o seu pai, continuando-os depois com Miguel Rodrigo, sendo diplomado pelo Conservatório de Valencia. 

Estudou também na Alemanha com Hermann Baumann, com quem iniciou o estudo da trompa natural. Neste instrumento tem colaborado com as melhores orquestras de todo o mundo; pertence à Orquestra “Le Concert des Nations” e é fundador da Orquestra “El Concierto Español”. 

Gravou já vários CD’s, tanto em trompa natural como em trompa moderna. Obteve vários prémios em concursos internacionais, sendo de destacar os primeiros prémios no Concurso Internacional de Bad-Harzburg e no International American Horn Competition. No campo da Pedagogia, tem ministrado master-classes em Espanha e em vários países por todo o mundo. Actualmente é professor de trompa natural na Escola Superior de Música de Cataluña e desenvolve uma intensa carreira como solista e no campo da música de câmara.


DEJAN IVANOVIC
GUITARRA



O guitarrista croata DEJAN IVANOVICH nasceu em Tuzla, Bósnia-Herzegovina em 1976, e iniciou os estudos de guitarra clássica com 8 anos de idade. Estudou com Predrag Stankovic e Vojislav Ivanovic na Escola Primária y Secundária de Música, e com Darko Petrinjak na Academia de Música de Zagreb (Croácia). Participou em masterclasses de John Duarte, Thomas Müller-Pering, Elliot Fisk, Gilbert Biberian, Costas Cotsiolis e Roland Dyens (guitarra), Walter Déspalj (violoncello), Michael Steinkühler (viola da gamba) e Igor Lesnik (percussão). 

Com uma carreira professional e artística de relevo, actuou em lguns dos mais prestigiados Festivais de Música como: Spoleto Festival (convidado pessoalmente pelo maestro Gian Carlo Menotti para o lugar de Artista Residente), Festival de Verão de Edimburgo, Festival de Costa de Estoril, Festival de Guitarra de Gevelsberg e Porto- Cidade Europeia de Cultura e “Guitarra Viva” (Zagreb, Croácia) entre outros. Actua também ao nível da música de câmara com flautista Vasco Gouveia, violoncelista Jed Barahal, guitarrista Masakazu Tokutake, soprano Ana Ester Neves (“Die Schöne Müllerin” de Franz Schubert), Quarteto de Cordas “Lyra” etc. É o vencedor do 1º Prémio e Prémio especial para Melhor Interpretação da Música Espanhola no 13º Concurso Internacional de Guitarra “Doña Infanta Cristina” em Madrid (1998); 1º Prémio do 3º Concurso Internacional de “Sinaia 98’” na Roménia; 1º Prémio do 17º Certamen Internacional de Guitarra “Andrés Segovia” em Herradura (2001); 1º Prémio e Prémio do Público no 35º Certamen Internacional de Guitarra “Francisco Tarrega” em Benicássim (2001); 1º Prémio do 4º Concurso Internacional de Creta, “Arhanes 2005”.

Colabora regularmente com várias orquestras como Orquestra Real de Câmara de Wallonie, Orquestra de Benicássim, Orquestra de Câmara da Eslovaquia, Orquestra Sinfónica das Beiras, Orquestra Sinfónica de Vojvodina e Orquestra Metropolitana. Os seus recitais na Europa, África, América do Norte, América do Sul e Ásia receberam uma estrondosa aceitação por parte do público e da crítica. 

Paralelamente, gravou para diversas estacões de rádio e televisão, tais como: Estações de Rádio e Televisão Nacionais de Suécia, Croácia, Roménia, RTP, Antena 2, TSF (Portugal), Charleroi TV Regional (Bélgica), Televisão Valenciana, Radio Clássica (Espanha) e Rádio BiH (Bósnia-Herzegovina). Revistas e jornais como “Ritmo”(Espanha),”Bremer Umchau”(Alemanha),“Sunday Herald Times”(Indiana-EUA),“The Scotsman”(Escócia),“Slobodna Dalmacija”(Croácia) e “Oslobodjenje”(BiH) dedicaram atenção aos seus recitais. 

A sua discografia a solo é constituída por “CD Recital” na “Laureate Series” da “NAXOS” (Toronto, Canadá- 2002) com obras de Matilde Salvador, Anton García Abril, Frederic Mompou, Richard Rodney-Bennett, Malcolm Arnold, Gordon McPherson e Francisco Tarrega e por CD “Mediterraneo” (Zagreb, Croácia-2001) com obras de Boris Papandópulo, Vicente Aséncio, Antonio José Martinez Palácio, Joaquín Rodrigo, Carlo Domeniconi y Mario Castelnuovo-Tedesco. 

Desde o ano 2001, juntamente com o guitarrista grego Michalis Kontaxakis, Dejan faz parte do Duo de Guitarras Kontaxakis-Ivanovich. O primeiro CD do Duo, intitulado “Les Deux Amis” e gravado pelo célebre produtor Hubert Kappel em Colónia, na Alemanha. O mesmo foi lançado em 2010 pela Editora alemã “KSGEXAudio”. 

Dejan Ivanovich é criador e director artístico do Festival Internacional de Guitarra Clássica “Guitarmania” em Lisboa (Portugal). Desde 2007, é professor de Guitarra Clássica no Departamento de Música da Universidade de Évora.


MARIA CANDIDA OLIVEIRA
FLAUTISTA



Nasceu em Paços de Ferreira, Portugal, em 1983.

Em 1995 iniciou os seus estudos em Clarinete, na Escola Profissional Artística do Vale do Ave – ARTAVE, com o Professor Adam Wierzba e José Ricardo Freitas, terminando o Curso com classificação máxima.

Ingressa em 2001 na ESMAE (Escola Superior de Música do Porto) na classe do Prof. António Saiote, onde conclui o IV ano de Licenciatura.

É detentora de vários prémios a nível Nacional e Internacional:

•2000 - 3º Prémio, nível médio no concurso Prémio Jovens Músicos (não foi atribuído 1º nem 2º prémio) e 3º prémio em música de câmara (não foi atribuído 1º nem 2º prémio), 

•2002 - 3º Prémio, nível Superior individual no Concurso Jovens Músicos. 
-3º Prémio, nível médio, no III Concurso Nacional para Jovens Clarinetistas (não foi atribuído 1º prémio). 
-Semi-finalista no Concurso Internacional de Clarinete em Dos Hermanas, Sevilha.

•2003 - 1º Prémio no I Concurso Internacional de Clarinete da Vila de Montroy – Valência.

•2004 - Semi-finalista no Concurso Internacional Madeiramusic.

•2005 - Colocada na lista de reserva da Orquestra de Jovens da União Europeia. 
-1º Prémio no Concurso Internacional ICA no Japão. 
-1ºPrémio Jovens Músicos, modalidade Clarinete, nível Superior.

•2006 - Recebeu o prémio Fundação Eng. António de Almeida, de melhor aluna de curso.

Participou em vários cursos de aperfeiçoamento e Master-class com os professores: Nuno Pinto, António Saiote, Francisco Ribeiro, Joaquim Ribeiro, Luís Silva, Michel Arrignon, Phillipe Cuper, Alain Damien, Phillipe Beroud, Enrique Pérez entre outros...

Faz regularmente programa de Música de Câmara: com Piano, Trio (clarinete, fagote e piano), entre outros, com os quais realiza vários concertos nos mais importantes Festivais de Música Nacionais e Internacionais, onde se destaca o Festival de Música da Póvoa de Varzim, Casa da Música, III Encontro Internacional de clarinetistas – Madrid. O seu mais recente projecto nesta área é Clarinete e Percussão, com o Percussionista Bruno Costa.

Em Orquestra, trabalhou já com vários maestros de renome como: Ernst Schelle, Manuel Ivo Cruz, António Saiote, Christophe Millet, Dominique Sourisse, Roberto Tibiriça, Paulo Silva, Kevin Wauldron, Cesário Costa, Peter Bergamin, Andre Piérre Valade, Jan Cover, entre outros…

Tocou a Solo com várias Orquestras, tal como Orquestra de cordas da Rússia, Orquestra Gulbenkian, e Orquestra do Algarve.

É reforço no Remix Ensemble, Orquestra de Jovens Remix, Orquestra das Beiras, Orquestra Nacional do Porto e Orquestra de Câmara Portuguesa.

É membro da Orquestra Invicta “All Stars” (Orquestra de Clarinetes).

Foi membro fundador do quarteto Vintage (quarteto de clarinetes), com o qual realizou vários concertos no país, assim como teve oportunidade de se apresentar no Congresso Internacional de Clarinetes ICA no Japão.

Tem orientado Cursos de Aperfeiçoamento em Portugal e Espanha.

É professora da Academia de Música de Costa Cabral.


Sem comentários:

Enviar um comentário